top of page

ORIGEM

Quanto à origem o magma basáltico provém da fusão dos materiais do manto, formados por peridotitos e diz-se primário, o riolítico porque provém da fusão das rochas da crosta são os magmas secundários.

 

TONALIDADE

As rochas básicas  e as ultrabásicas, têm maior quantidade de minerais ferromagnesianos (minerais máficos - magnésio +ferro) que são escuros e por isso conferem à rocha uma tonalidade escura, designando-se por rocha melanocrata. As rochas ácidas (granito) têm maior quantidade de sílica, os minerais são claros e a tonalidade da rocha éleucocrata. As rochas de composição intermédia, têm aproximadamente a mesma quantidade de minerais félsico e máficos e diz-se que têm tonalidade mesocrata.

Cristalização e diferenciação de magmas

 

DENSIDADE

A densidade do magma varia principalmente em função do conteúdo em sílica (SiO2). Assim, magmas de composição básica, sendo mais pobres em sílica, têm uma densidade mais elevada dado que são constituídos por um  maior número de catiões metálicos sendo os magmas de composição ácida menos densos, pois são mais ricos em sílica em detrimento dos metálicos. 
 

VISCOSIDADE

A viscosidade do magma é mais elevado nos magmas ácidos do que nos magmas básicos. 
No que respeita à temperatura de fusão, estas são mais altas nos magmas básicos, podendo atingir aos 1500º C, enquanto nos magmas ácidos rondarão temperaturas de fusão entre os 700 e os 900º C.

 

SÉRIES DE BOWEN

Bowen, em 1928 criou duas séries, séries de Bowen, em que ordena os principais minerais das rochas magmáticas segundo o seu arrefecimento em que ocorrem reações  entre as substâncias já cristalizadas e as que se encontram ainda em solução.

-Uma das séries é contínua, enquanto a outra e descontínua.

bottom of page